Se você é uma pessoa que gosta de se informar sobre o mercado financeiro e, antes de tomar suas decisões, pesquisa bastante sobre investimentos, certamente vai gostar de aprender um pouco mais sobre os minicontratos de índice.⁣

O que são minicontratos de índice?

Os minicontratos de índice ou mini- índice como são comumente chamados, são contratos futuros do índice Ibovespa negociados a um valor menor que o índice futuro cheio. Ou seja, minicontratos nada mais são do que “frações” de um contrato futuro, que podem ser financeiramente muito grandes. Eles foram criados para dar acesso a mais pessoas aos investimentos na bolsa de valores.

Por que mini?

Os minicontratos do Bovespa são chamados de mini, por representarem 20% do valor de um contrato de índice. Por essa razão, é uma maneira mais acessível de investir nos contratos futuros.

Como funciona?

O minicontrato de índice trabalha com 20% de um contrato cheio, custando R$ 0,20 para cada ponto do Ibovespa, variação mínima de 5 pontos no índice.

- Exemplo: imagine que você comprou o mini-índice e vendeu com 300 pontos de lucro. Para saber quanto lucrou, basta multiplicar 300 por 0,20 (1 contrato). Ou seja, R$ 60,00.

Vantagens

Liquidez;
Baixo investimento mínimo;
Flexibilidade;
Diversificação.

Horário de negociação

09:00 ás 18:00

Código e vencimento do Índice

O vencimento do índice ocorre em meses pares, na quarta-feira mais próxima do dia 15 do mês de vencimento.

Código do mini-índice: WIN + Letra do mês de vencimento + Ano atual

Mês do vencimento e Letra:

Fevereiro - J
Abril - M
Junho - Q
Agosto - V
Outubro - Z
Dezembro - G

- Exemplo:

No mês de Abril o código vigente do mini-índice é WINM21

Siga a CodeTrading em suas mídias digitais, você ficará por dentro de todas as novidades, dicas, curiosidades, tutoriais, materiais de apoio e muito mais!


Instagram | Facebook | YouTube | Telegram
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!