Por que existem divergências de resultados?

Atualmente os nossos robôs trabalham de uma forma descentralizada, ou seja, toda a inteligência do robô é processada na VPS de cada cliente de forma totalmente individual com base nos preços e indicadores da instância MT5 do cliente.
Todos os robôs/setups que utilizamos no CSA CodeTrading possuem alguma dependência de indicadores que são atualizados com base nos candles que são formados na tela da instância.
Os candles por sua vez, para serem corretamente formados em tempo real, necessitam dos dados de cotações que são recebidos da corretora.

Para o perfeito funcionamento dos robôs é necessário que o cliente esteja recebendo as cotações em tempo real, sem nenhum tipo de atraso, sendo que qualquer perda de dados de cotação poderá ocasionar na perda de um sinal do setup e isso causará divergências nos resultados.

Os maiores causadores de perda de dados de cotação são:

1 - VPS com a CPU sobrecarregada: Quando a CPU de uma VPS está trabalhando constantemente na região dos 100% significa que os processos do Windows da VPS estão consumindo todos os recursos de CPU, os softwares começam a perder prioridade de execução e com isso o MT5 passa a não processar todas as cotações do mercado.

2 - VPS com a memória sobrecarregada: Quando a mémoria da VPS ultrapassa 90% de uso o Windows começa a fazer paginações de processos em Disco, ou seja, os dados de processos em aberto que deveriam estar na memória ram começam a ser salvos em HD e com isso o consumo de CPU é elevado drasticamente para conseguir realizar as leituras e escritas em disco que é muito mais lento que memória ram e assim acabamos tendo o problema do Item 1.

3 - Access Server da corretora sobrecarregado: Mesmo tendo uma VPS em ordem ainda dependemos muito da qualidade do servidor da corretora ao qual estamos conectados. Vale lembrar que uma mesma corretora pode ter vários servidores e apenas alguns deles estarem lentos.

Vamos exemplificar...
Imagine um setup de mini índice de gráfico de 5 minutos que faz sua verificação a cada novo candle, ou seja, ele faz a analise apenas 1 vez a cada 5 minutos.
Teremos verificações pontualmente as: 9:00:00, 9:05:00, 9:10:00, 9:15:00, e assim por diante ....
Vamos supor que este setup compare o preço atual com o preço do fechamento do dia anterior que era de 101500, sendo que ele deve comprar quando o preço atual for igual ou menor que 101500.
O horário atual é: 09:09:59 e o preço de mercado atual é 101505
Agora imagine que ocorram alguns poucos negócios no preço 101500 as 09:10:00, bem no instante da verificação do robô e logo em seguida o mercado já volte a ser negociado acima disso.
Se a sua VPS estiver rodando perfeitamente obtendo todos os preços em real-time, o seu robô irá realizar a compra, caso contrário você não entraria na operação neste momento e pode ser que outras pessoas que entraram tenham um Gain fazendo com que o setup encerre o dia ali. Pode ser ainda pior... como o seu robô não operou naquele instante ele pode vir a entrar em outro momento do dia e então esta outra entrada dar um Loss.
O exemplo acima foi de uma entrada, mas pode ser ainda uma saída ou até mesmo o acionamento de algum recurso de gestão do robô como Breakeven, Trailing Stop, Meta diária, etc...

Enquanto cada instancia de cliente estiver tomando suas decisões de forma individual, estaremos sempre sujeitos a estes tipos de problemas que causam grandes divergências.
Nossa conta do CSA roda em uma VPS com recursos de sobra e mesmo assim também ficamos de fora de algumas entradas ou saídas, normalmente por conta do item 3 da nossa lista acima.

Como esse problema será resolvido?

Estamos trabalhando em uma nova solução (opcional) que fará um sincronismo com o nosso servidor para tornar a lógica do robô híbrida, ou seja, ele poderá tomar as decisões de forma individual como já é hoje mas terá um sincronismo que se ativado, garantirá que tudo está sendo feito em linha com a conta pública do CSA ao qual o Setup pertence e caso alguma divergência for detectada o robô irá respeitar o comando central e executar a ação de forma forçada.
Vale lembrar que essa nova solução visa resolver o problema de grandes divergências, mas pequenas divergências sempre existirão pois o mercado não possui liquidez infinita e cada conta sempre terá entradas e saídas em preços levemente diferentes.
Nossa expectativa de lançamento desta nova solução é final de Outubro de 2020.
Pedimos só mais um pouco de paciência e compreensão até lá
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!