Cálculo do Resultado da Otimização (Custom Max): O MT5 disponibiliza alguns tipos de fórmulas para o cálculo do resultado das otimizações e a opção ‘Custom Max’ deixa esse cálculo sob responsabilidade do robô:

Quando selecionada essa opção você deverá escolher um dos tipos disponíveis nas configurações do nosso robô:
Lucro-CustoOper = [LucroLiq]: é o Lucro líquido calculado pelo MT5 menos o total de custos operacionais que será calculado conforme configurado nos parâmetros.
Lucro Líquido / Max. DD: é o Lucro Líquido dividido pelo DDmax. Este parâmetro mostra quantas vezes o lucro é maior que o maior rebaixamento. O mesmo que o Fator de Recuperação do MetaTrader 5, porém usa o DD do Saldo.
(Lucro Líquido / Max. DD) x Nr. Trades
(Lucro Líquido / Max. DD) x Profit Factor
(Lucro Líquido / Max. DD) x FatorSL
Machado: (Lucro Líquido x Profit Factor)/(1-Sharpe)
Eficiência
(Lucro Líquido / Max. DD) x Eficiencia
(Lucro Líquido / Max. DD) x Profit Factor x Sharpe x Payoff x Nr. Trades
Assertividade / Risco: Mede-se o lucro médio e se os % de operações com lucros estão maiores que o prejuízo médio e % de operações perdidas. Se o fator for igual a 0, o set é neutro, se for 100 ganha 1x mais que perde, se for 200 ganha 2x mais que perde. Esse resultado só é válido no acumulado das operações em uma quantidade elevada de operações.
(Assertividade / Risco) x (Lucro Líquido / Max. DD)
Mínimo de Operações com Loss: Mostra os resultados que tiverem o menor número de operações com fechamentos negativos.
Máximo de aproveitamento dos trades: Mostra os resultados com melhores índices de lucro médio.
PROM: Pessimistic Return on Margin: Indica a depreciação do retorno esperado de um backtest levando em consideração os ganhos e perdas médios e o número de operações. Leva em consideração o Capital inicial alocado. Critério criado por Robert Pardo;
Payoff Real: PayOff que considera os custos operacionais;

Invalidar casos de teste com menos de X trades: Descarte de testes com poucas operações, será calculado o resultado=0 para testes com resultado positivo e número de operações menor que o definido no parâmetro.

Gerar sinais aleatórios de entradas p/ teste de robustez: Mantém os mesmos sinais com variantes do preço de entrada para avaliar qual valor da variável testada tem maior robustez.

Repetições: Quando ativo o teste de robustez é necessário informar quantas variações por parâmetro testado.

Exportação de dados do BT: Ao finalizar a otimização, gera um arquivo com dados da mesma.

Custo Operacional: Aqui você poderá informar qual é o seu custo operacional total por contrato , por operação ou por % por ordem (dependerá do tipo de cobrança do ativo pela sua corretora), normalmente no Brasil para Futuros usa-se por contrato e para ações por operação. Essa informação será utilizada em backtests e em otimizações. Ao final de um backtest o total de custos operacionais é demonstrado no relatório de resultados como Saque (withdraw), esse parâmetro também será utilizado nas otimizações com Custom Max usando uma opção que tenha lucro líquido na fórmula.

Walk Forward Analysis (WFA/WFM): Habilita recurso de análise de WFA / WFM.
Para mais informações assista o nosso vídeo:


WFM: Máximo Passos WFA: Limita a quantidade de passos para análise do período do WFM.
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!